quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Resenha: O QUE SE DIZ E O QUE SE ENTENDE (Cecília Meireles)

Cecília Meireles (1901-1964), uma das maiores escritoras brasileiras, é mais conhecida como poetisa, e é lembrada principalmente pelos poemas Motivo:

Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.
(leia o poema completo aqui)

e Retrato: 

Eu não dei por esta mudança, 
tão simples, tão certa, tão fácil: 
Em que espelho ficou perdida a minha face?
(leia o poema completo aqui


Entretanto, a autora tem uma produção bastante profícua em prosa e um de seus livros mais expressivos de crônicas é O que se diz e o que se entende:




Lançada em 1980, a obra narra, em crônicas curtas e elegantemente redigidas, episódios da infância de Cecília, suas lembranças da escola e da babá Pedrina, sua viagem à Índia e também sua percepção a respeito das mudanças da humanidade, como por exemplo a frieza das relações pessoais e a falta de cuidado e respeito com o meio ambiente e os animais. 

A escritora sempre foi vista como alguém que produzia versos nostálgicos e transcendentes, abordando com frequência questões metafísicas, a transitoriedade das coisas e da vida em si, mas nessa obra uma outra faceta sua se mostra. Cecília revela sua preocupação com as questões práticas da vida, criticando diretamente posturas que a incomodam. 

Dentre as crônicas do livro, gostei muito de Patinação (leia aqui), que descreve, com imagens sensíveis, vívidas e delicadas, a dança cadenciada dos patinadores, e nos convida a imaginar o quão prazeroso seria se pudéssemos "patinar" pela vida, suavemente. A crônica que dá nome ao livro, O que se diz e o que se entende, também me agradou muito. A autora comenta sobre as dificuldades que temos em nos fazer entender atualmente, já que nem sempre as pessoas estão dispostas a nos ouvir. Por fim, Centenário de Okakura Kakuzo também me tocou, pois descreve a sutileza de um livro chamado O Livro do Chá, que nos incentiva a apreciar a beleza do ritual japonês do chá, convidando-nos a degustar a tradicional bebida de maneira tranquila e graciosa. 

Foi uma leitura muito agradável. Super recomendo!! :)

Veja a resenha em vídeo:


Nenhum comentário: