quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Dica de Filme: DUAS MENTES

Um filme muito bacana para quem estuda Psicologia ou tem interesse em compreender melhor os distúrbios psicológicos é DUAS MENTES (Of Two Minds, EUA, 2012). Com a direção de Jim O'Halon e protagonizado por Kristin Davis, a Charlotte de Sex and the City, a película mostra as dificuldades e as angústias que uma família enfrenta ao abrigar uma pessoa portadora de esquizofrenia.




Billy (Kristin Davis) vê sua vida mudar bastante depois da morte de sua mãe, pois ficou responsável pela tutela de sua irmã Elizabet (Tammy Blanchard), apelidada de Baby. O convívio de Baby com a família fica difícil por conta de suas limitações, uma vez que sofre de esquizofrenia desde os 18 anos de idade e por isso não está acostumada ao convívio social. Diversas dificuldades sociais da personagem são mostradas, inclusive a consciência sobre sua própria condição e a tristeza que ela sente por não poder levar uma vida "normal" com marido, filhos, profissão e etc.

As grandes dúvidas de Billy, ao perceber que sua vida se tornou caótica desde que Baby veio morar com sua família, são: devemos internar um parente que tem problemas psiquiátricos ou tentar mantê-lo em casa? Devemos tratá-lo normalmente ou deixar suas limitações patentes? É possível reintegrar um indivíduo que sofre de um transtorno tão sério à sociedade? 

Ao longo da história, esses questionamentos vão sendo respondidos de maneira bastante sensível e realista. As cenas onde Baby entra em surto são bastante emocionantes, mas pelo menos não são exageradas nem caricaturais como já vi em outros filmes e novelas, pois mostram essa situação tão triste de maneira respeitosa e delicada, sem sensacionalismo.




Uma coisa que me agradou muito nesse filme foi como a interação de Baby com os cavalos do rancho de sua tia foi retratada. Tenho plena convicção de que o convívio com os animais é absolutamente terapêutico, pois os bichinhos têm, de fato, uma sensibilidade extra para lidar com as pessoas que os amam e respeitam. 

É um filme triste, de fato, mas bastante interessante para quem se interessa pelas questões que cercam a mente humana e para aqueles que trabalham na área da Saúde. Recomendo!

Nenhum comentário: