quinta-feira, 17 de março de 2016

Resenha: O PRIMO BASÍLIO - Eça de Queirós

O PRIMO BASÍLIO é uma das principais obras do Realismo Português. Escrito pelo mestre Eça de Queirós, o livro traz a história de um triângulo amoroso entre Jorge, Luísa e Basílio. A amargura e o despeito da criada Juliana dá o tempero ideal à trama, fazendo o leitor refletir sobre diversas questões. Em um estilo ácido e contundente, o autor expõe as hipocrisias e falhas da sociedade lisboeta da época. Com certeza, é um livro que merece ser lido, discutido e comentando até os dias de hoje!




Numa trama cheia de personagens tipicamente burgueses, Eça de Queirós denuncia a falsidade de uma classe social ociosa que só se preocupa com as aparências. Através de Luísa, a mocinha fútil e cheia de ideais românticos, o autor critica o Romantismo e a influência perigosa dos romances idílicos na vida das moças burguesas da época. É, realmente, o retrato de uma época!

Veja as palavras de Eça ao seu amigo Teófilo Braga sobre O PRIMO BASÍLIO:

Ataco a família lisboeta, - a família lisboeta produto do namoro, reunião desagradável de egoísmos que se contradizem (...), um pequeno quadro doméstico, extremamente familiar a quem conhece bem a burguesia de Lisboa.

O diretor Daniel Filho dirigiu, em 1988, uma adaptação da obra para a TV. Um trabalho brilhante, executado por ótimos atores, com especial destaque à inesquecível Marília Pêra, no papel da vingativa Juliana. 


Jorge (Tony Ramos), Luísa (Giulia Gam) e Basílio (Marcos Paulo)

Marília Pêra no papel da criada Juliana


Quer saber mais detalhes sobre a obra?
Assista à resenha em vídeo:


Nenhum comentário: