segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Aconteceu: Grace Darling

Sempre é muito interessante analisar os motivos que levam uma pessoa a colocar a própria vida em risco para salvar a vida de pessoas desconhecidas. Seria Fé? Vaidade? Loucura? Altruísmo? Religião? Uma força desconhecida? Amor? A causa poderá ser sempre um mistério, mas um mistério de beleza e poesia. 

Grace Darling nasceu em 24 de novembro de 1815 na casa de campo de seu avô em Bamburgh (uma aldeia na Inglaterra). Ela era a sétima de nove filhos (quatro irmãos e quatro irmãs) de William e Thomasin Darling.

Na manhã de 07 de setembro de 1838, Darling, olhando de uma janela do andar superior do farol de Longstone, avistou os destroços e sobreviventes do Forfarshire em Big Harcar, uma ilha rochosa. O Forfarshire (um navio sem velas movido à vapor) tinha naufragado nas rochas e partido ao meio. Uma das metades tinha afundado durante a noite. Eram 62 passageiros num navio à deriva.


Farol em Longstone.

Ela e seu pai William utilizaram um barco a remo de 21 pés de comprimento (aproximadamente 6,40 m) remando sob forte tempestade e ondas com mais de 3 metros de altura. A distância de cerca de uma milha (aproximadamente 1610 metros) foi bravamente percorrida pois, caso o bote virasse, a morte era certa. 

Grace Darling retratada por J W Carmichael

Grace manteve o barco estável na água, numa distância segura das rochas, para que seu pai pudesse ingressar na ilha com uma corda e ajudar quatro homens e uma única mulher sobrevivente, a senhora Dawson, que perdera suas duas crianças para o frio e a tempestade. Seu pai William, com ajuda de três dos homens resgatados, retornaram ao local com o bote e salvaram mais quatro sobreviventes, num total de 9.

Homenageada até mesmo pela Rainha Victoria (Alexandrina Victoria; 24 de maio de 1819 – 22 Janeiro 1901), Grace figura como heroína nacional, sendo foco de uma corrente de livros, pinturas, poemas, canções e lembranças.

Grace morreu em 20 de outubro de 1842, com a idade de 26 e foi enterrada no Bamburgh. A provável causa da morte foi registrada como sendo tuberculose.


Você poderá obter links e mais informações na página do Wikipedia.

Como a maior parte do material é encontrado somente em inglês, uma boa dica para ficar mais rapidamente por dentro desta incrível e emocionante história, é a leitura do pequeno livro  Grace Darling (com inglês facilitado) do site English-e-books




Nenhum comentário: