domingo, 1 de novembro de 2015

Resenha: Caderno de exercícios para aumentar a Autoestima

Hoje terminei de ler um livrinho muito simpático e agradável. Trata-se do Caderno de exercícios para aumentar a Autoestima, das autoras suíças Rosette Poletti e Barbara Dobbs. Como o próprio nome sugere, o livro traz explicações sobre o conceito de Autoestima e também oferece exercícios práticos de como podemos desenvolver e aumentar o nosso amor por nós mesmos.




De acordo com a obra, a Autoestima é "o resultado da visão que uma pessoa tem de si mesma: de sua aparência física, habilidades, realizações profissionais e pessoais, da riqueza de sua vida afetiva. O sucesso em uma ou em várias destas áreas não garante a autoestima. Ela emana de um equilíbrio entre estes diferentes aspectos. A autoestima é uma moeda frágil e instável, que aumenta quando respeitamos os nossos próprios valores e diminui toda vez que o nosso comportamento os contradiz."

É claro que o conceito de Autoestima é bastante amplo e merece um estudo mais detalhado, como por exemplo nas obras de Jung e Rogers, mas achei esse livrinho uma boa pedida para quem está começando a se interessar pelo assunto. Com exercícios baseados no modelo cognitivo, o indivíduo consegue perceber suas próprias características, qualidades, facilidades, ficando ciente do seu valor enquanto pessoa e ser humano. Além disso, as ilustrações são bastante lúdicas e divertidas, dando à obra um ar leve e bem-humorado. Vale a pena dar uma olhadinha! :)

Nenhum comentário: