quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Por que é preciso cortar contato com o (a) EX?

Quando um relacionamento termina, ficamos arrasados. Todo um processo de reflexão toma conta de nós, e buscamos as respostas para diversas perguntas, como: "O que eu fiz de errado?", "Por que Fulano (a) não quis mais ficar comigo?", "Por que o amor acabou?", "Tem algo errado comigo?"... e por aí vai.




Muitas vezes, somos surpreendidos pelo parceiro (a) e, do dia pra noite, nos vemos sozinhos, com o coração despedaçado. A vontade de retomar a relação é tão grande quanto nosso orgulho ferido, e é aí que temos que tomar uma decisão: devemos priorizar a nós mesmos ou ao outro (a)? Quem é mais importante, EU ou a pessoa que me deixou?
Se você respondeu "EU", meus parabéns! Está no caminho certo para superar a separação. Coloque-se em primeiro lugar, não importa o que os outros pensem ou digam. Tenha como foco principal a sua recuperação, a reconstrução da sua vida e preserve sua autoestima. Lembre-se de que VOCÊ é a pessoa mais importante e invista em seu bem-estar.
Sendo assim, cortar contato com o (a) ex é de suma importância, pelo menos nos primeiros tempos. Não, não estou dizendo que você deverá ser inimigo do outro para sempre, mas concorda que tomar uma distância é necessário e até recomendável? No auge da tristeza e da indignação, o melhor é se afastar e se preservar, afinal, o que você vai ganhar remoendo infinitamente o rompimento e o fim de seu relacionamento?
Hoje em dia, com as redes sociais e etc, fica muito fácil rastrearmos qualquer pessoa. Mesmo que o indivíduo não tenha o hábito de se expor na internet, sempre haverá um cristão que postará uma foto, fará um check-in ou deixará um comentário qualquer, colocando na boca do povo o que fazemos e onde vamos nos divertir. Sendo assim, a vida real virou um palco onde fica fácil saber o que está acontecendo na vida do (a) ex. Agora eu lhe pergunto: você acha que é saudável ficar ciente de todos os passos de seu ex, controlando, seguindo, passando raiva, se frustrando? Claro que não! Ex é ex, já era, acabou! Não vale a pena ficar sofrendo, comparando sua vida à do outro, competindo para ver quem está se divertindo mais ou se dando melhor depois da separação. Isso é perda de tempo e de energia! Não seria melhor você se concentrar nas suas coisas, dedicar tempo aos seus interesses e deixar o outro viver da maneira que quiser?
Cognitivamente, a melhor coisa pra não se irritar é selecionar o que você ouve e vê, controlando assim seus estados mentais. Isso já é provado cientificamente, afinal, o Modelo Cognitivo é a base da Terapia Cognitivo-Comportamental, abordagem terapêutica que mais obtém resultados no campo da Psicologia atualmente. Primeiro pensamos, depois sentimos e, em seguida, agimos. Já que é assim, pra que sofrer? Pra que ficar remoendo algo que visivelmente lhe faz mal, que vai lhe machucar? Simplesmente NÃO QUEIRA SABER O QUE SEU EX ESTÁ FAZENDO! Preserve seu bom humor não se interessando pela vida do outro!
A melhor coisa a fazer quando saímos de um relacionamento, especialmente se o término foi desagradável ou traumático, é nos recolhermos e sairmos de circulação por uns tempos. Agindo assim, nos preservamos de situações constrangedoras e também não nos machucamos caso o (a) ex esteja fazendo algo que vai nos desagradar. Se terminarmos e ficarmos todos os dias investigando, seguindo e stalkeado o ex, jamais iremos esquecê-lo, pois uma dependência psicológica se instalará e não teremos foco e energia para cuidarmos da nossa própria vida. Portanto, preserve-se e cuide-se, afinal, VOCÊ é o centro do seu universo! Concentre-se totalmente em você e recupere-se mais rapidamente!




Estou terminando de escrever o livro Como esquecer quem não te merece, um guia prático para quem quer e precisa superar uma separação de maneira rápida e objetiva. Nessa obra, diversas ferramentas são disponibilizadas para que possamos superar mais facilmente um rompimento amoroso. Com a ajuda da Terapia Cognitivo-Comportamental e da Programação Neurolinguística, o sofrimento que decorre de uma separação mal elaborada pode ser abreviado, ajudando assim a pessoa a retomar as rédeas da própria vida de maneira tranquila e natural.
(Texto: Ligia Guelfi) 

Nenhum comentário: