quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Vulnerabilidade ao Estresse

Você é vulnerável ao estresse? Leva um estilo de vida que permite ao estresse se instalar? Está prestes a ficar estressado? Faça o teste abaixo e descubra!

Atribua valores de 1 a 5 a cada uma das sentenças abaixo, de acordo com a seguinte tabela (Santos, 1994):

1 = quase sempre
2 = de vez em quando
3 = em 50% das vezes
4 = quase nunca
5 = nunca mesmo

1) Faço uma refeição quente pelo menos uma vez ao dia. (     )
2) Consigo dormir de 7 a 8 horas, pelo menos 4 noites por semana. (     )
3) Mostro e recebo afeição regularmente. (     )
4) Tenho pelo menos um parente, no raio de 80km, em quem posso confiar. (     )
5) Faço exercícios até suar bastante, pelo menos 2 vezes por semana. (     )
6) Fumo menos de meio maço de cigarro por dia. (     )
7) Bebo menos de 5 doses de bebida alcoólica por semana. (     )
8) O meu peso é adequado para minha altura e idade. (     )
9) Tenho um salário adequado às minhas necessidades básicas. (     )
10) Minha religião me dá forças. (     )
11) Frequento clubes ou atividades sociais. (     )
12) Tenho um grande número de amigos e conhecidos. (     )
13) Tenho um ou mais amigos para "me abrir". (     )
14) Tenho boa saúde (inclusive dentes, visão e audição). (     )
15) Falo abertamente sobre meus sentimentos quando estou zangado ou preocupado. (     )
16) Converso regularmente com as pessoas com as quais convivo sobre problemas da casa, por exemplo sobre dinheiro, tarefas, etc. (     )
17) Faço algo para me divertir pelo menos uma vez por semana. (     )
18) Sou capaz de organizar meu tempo eficientemente. (     )
19) Tomo menos de 5 cafezinhos, chá ou refrescos por dia. (     )
20) Tiro um tempo durante o dia para ficar só e quieto. (     )
21) Estou contente com o meu trabalho. (     )

RESULTADO DO TESTE
1) Some os pontos de 1 a 5 de cada resposta;
2) Subtraia 20 pontos do total;
3) Confira o resultado de acordo com a escala abaixo:

Menos de 35 pontos: Seu estado e comportamento atuais não lhe deixam vulnerável ao estresse.

Entre 35 e 80 pontos: Você está vulnerável ao estresse. Busque alternativas para melhorar sua qualidade de vida.

Acima de 80 pontos: Você está extremamente vulnerável ao estresse e deve fazer um balanço de sua vida pessoal e profissional imediatamente. Busque ajuda para reformular seu estilo de vida.




Nenhum comentário: