sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Ambiente (Napoleon Hill)

Como já dissemos, absorvemos impressões sensoriais do ambiente ao nosso redor. Ambiente, no sentido em que usamos a palavra, cobre um campo muito vasto. Abrange os livros que lemos, as pessoas com quem nos associamos, a comunidade na qual vivemos, a natureza do trabalho em que estamos engajados, o país onde residimos, as roupas que usamos, as canções que cantamos e os pensamentos que pensamos!
O propósito da nossa discussão do assunto ambiente é mostrar sua relação direta com a personalidade que estamos desenvolvendo em nós, e a importância de criar um ambiente externo do qual possamos desenvolver o "objetivo principal" sobre o qual colocamos nossos corações!
A mente se alimenta do que lhe fornecemos através do nosso ambiente; portanto, deixe-nos selecionar este ambiente com o objetivo direto de suprir a mente de material adequado para realizar nosso "objetivo principal".
Se o seu ambiente não é do seu agrado, mude-o! O primeiro passo é criar em sua própria mente uma imagem exata do ambiente no qual você acredita que poderia fazer melhor seu trabalho, e do qual provavelmente extrairia aqueles sentimentos e qualidades emocionais que tenderiam a estimulá-lo na direção do objetivo desejado.
O primeiro passo que deve dar em toda realização é a criação, na mente, de uma imagem exata do que pretende construir na realidade. Isso é algo que você não pode se dar ao luxo de esquecer! Essa grande verdade se aplica à construção de um ambiente desejável da mesma forma que se faz com tudo o mais que se deseje criar.
Seus associados diários constituem a parte mais importante e influente do seu ambiente em progresso ou retrocesso. Será muito benéfico a você selecionar, como seus associados, pessoas que sejam simpáticas aos seus objetivos e ideais, e cuja atitude mental inspire você com entusiasmo, determinação e ambição. Se, por acaso, você tem em sua lista de associados uma pessoa que nunca vê nada exceto o lado negativo da vida, que está sempre reclamando e choramingando, que fala sobre fracasso e sobre os defeitos da humanidade - apague essa pessoa da sua lista, tão logo seja possível.
Cada palavra pronunciada ao seu ouvido, cada imagem que alcança seus olhos, cada impressão dos sentidos que recebe de qualquer maneira influencia o seu pensamento tão seguramente quanto o sol se ergue no leste e se põe no oeste! Isto sendo verdade, você pode ver quão importante é controlar, tanto quanto possível, as impressões dos sentidos que alcançam sua mente? Pode ver a importância também de controlar, tanto quanto possível, o ambiente no qual vive? Pode ver a importância de ler livros que lidem com assuntos que têm influência direta com seu "objetivo principal"? Pode ver a importância de conversar com pessoas simpáticas a você e aos seus objetivos - pessoas que o encorajarão e o estimularão a um esforço maior?
Através do princípio da sugestão, cada palavra pronunciada em seu ouvido e cada imagem em seu raio de visão está influenciando sua ação. Você está consciente ou inconscientemente absorvendo, assimilando e tomando para si parte de ideias, pensamentos e atos daqueles com os quais se associa. A constante associação com mentes maléficas, com o tempo, moldará sua mente em conformidade com elas. Esta é a principal razão porque devemos evitar as "más" companhias. O fato de que a associação com pessoas desrespeitosas lhe trará má reputação é, enfim, razão suficiente para evitar tais associados, mas a razão mais importante é o fato de que você está constantemente absorvendo as ideias deles e tornando-as parte de si mesmo!
(Napoleon Hill - As regras de ouro de Napoleon Hill)



Nenhum comentário: