sexta-feira, 18 de setembro de 2015

A Autossugestão (Napoleon Hill)

O termo autossugestão significa simplesmente sugerir-se, sugestão que alguém faz deliberadamente a si mesmo.
James Allen, em sua excelente revistinha Como um homem pensa, deu ao mundo uma boa lição sobre autossugestão mostrando que um homem pode literalmente fazer-se novo através desse processo.
Essa lição, como a revista de James Allen, pretende principalmente ser um meio de estimular homens e mulheres a descobrir e perceber a verdade de que "são eles os artífices de si mesmos", em virtude dos pensamentos que escolhem e cultivam; que a mente é o principal tecelão, tanto da roupa interior do caráter quanto da roupa externa da circunstância; e que se até aqui teceram em ignorância, dor e sofrimento, podem agora tecer em luz e alegria.
Este não é um sermão, nem um tratado sobre moral ou ética. É um tratado científico através do qual o estudante pode compreender porque o primeiro degrau na escada mágica para o sucesso está colocado lá, e como tornar o princípio por trás dele parte do seu equipamento de trabalho para dominar os mais importantes problemas econômicos da vida.

Essa lição está baseada nos seguintes fatos:
1) Cada movimento do corpo humano é controlado e dirigido pelo pensamento, isto é, por ordens enviadas do cérebro, onde a mente tem a sua sede;
2) A mente está dividida em duas seções, uma chamada do consciente (que dirige nossas atividades corporais enquanto estamos acordados), e a outra de subconsciente, que controla as atividades corporais enquanto estamos dormindo;
3) A presença de qualquer pensamento ou ideia na mente consciente (e provavelmente o mesmo é verdade com os pensamentos e ideias na divisão subconsciente) tende a produzir um "sentimento associado" e impulsionar a pessoa à atividade corporal apropriada para transformar esse pensamento em realidade. Por exemplo, uma pessoa pode desenvolver coragem e autoconfiança usando a seguinte afirmação, ou outra similar, mantendo-a constantemente em sua mente: "Acredito em mim. Sou corajoso. Posso realizar qualquer coisa que tentar". Isso é chamado de autossugestão.

Agora prosseguiremos para dar a você o modus operandi através do qual o primeiro passo na escada mágica do sucesso pode ser apropriado e usado. Para começar, procure diligentemente até encontrar o trabalho em particular ao qual deseja devotar sua vida, tomando o cuidado de selecionar um que beneficie a todos os que forem afetados por ele. Depois de ter decidido como será sua vida profissional, escreva uma declaração dela e então envie isso para sua memória.
Repita várias vezes por dia as palavras desta descrição de sua vida profissional, especialmente antes de dormir, e afirme a si mesmo que está atraindo as forças, pessoas e coisas materiais necessárias para obter o objeto de sua vida de trabalho, ou seu objetivo definido na vida.
Mantenha em mente que seu cérebro é literalmente um magneto e que atrairá a você outras pessoas que se harmonizem, em pensamentos e ideais, com aqueles pensamentos que dominam sua mente e aqueles ideais enraizados em você.
Existe uma lei, que podemos chamar propriamente de lei da atração, através da qual a água busca seu nível, e por todo universo semelhante busca seu semelhante. Não fosse por esta lei, tão imutável quanto a lei da gravidade que mantém os planetas em seus lugares, as células das quais cresce um carvalho poderiam escapar e se misturar com as resultantes do crescimento do choupo, produzindo uma árvore que seria parte choupo e parte carvalho. Mas nunca se ouviu falar em tal fenômeno.
Seguindo esta lei de atração um pouco adiante, podemos ver como ela funciona entre homens e mulheres. Sabemos que homens de negócios bem-sucedidos e prósperos buscam companhia de seu próprio tipo, enquanto o joão-ninguém busca seu tipo, e isso acontece tão naturalmente quanto a água corre rio abaixo.
Semelhante atrai semelhante é um fato irretorquível.
Então, se é verdade que os homens estão constantemente procurando a companhia daqueles cujos ideais e pensamentos se harmonizem aos seus, você pode ver a importância de controlar e dirigir seus pensamentos e ideais para que desenvolvam exatamente o tipo de "magneto" em seu cérebro que você deseja para atrair os outros?
Se for verdade que a simples presença de qualquer pensamento em sua mente consciente tem a tendência de levar você à atividade corporal muscular que corresponde à sua natureza, você pode ver a vantagem em selecionar, com cuidado, estes pensamentos?
Leia essas linhas cuidadosamente, pense a respeito e compreenda o significado que elas transmitem, porque estamos agora lançando as fundações para uma verdade científica que constitui a própria base sobre a qual as realizações humanas que valem a pena são construídas. Estamos começando, agora, a construir a estrada sobre a qual você viajará no deserto da dúvida, desânimo, incerteza e fracasso e queremos que se familiarize com cada polegada dela. 
Ninguém sabe o que é o pensamento, mas cada filósofo e cada homem de capacidade científica que tenha concedido algum estudo ao assunto está de acordo com a afirmação de que o pensamento é uma forma de energia poderosa que dirige as atividades do corpo humano, que toda ideia mantida na mente através de pensamentos prolongados e concentrados toma forma permanente e contínua a afetar as atividades corporais de acordo com sua natureza, consciente ou inconscientemente.
A autossugestão, que nada mais é que uma ideia mantida na mente através do pensamento, é o único princípio que permitirá que alguém se renove da maneira que escolher.
(Napoleon Hill - As Regras de Ouro de Napoleon Hill)





Nenhum comentário: