domingo, 1 de dezembro de 2013

Qual a diferença entre Piano e Teclado?

Você sabe a diferença entre Piano e Teclado? Não? Não faz mal, muita gente também não sabe. Na verdade, essa é uma dúvida muito comum e sempre me perguntam qual a diferença entre esses dois instrumentos musicais. A resposta é bem simples:

PIANO é um instrumento onde temos que trabalhar bastante com as duas mãos, além de usar o pé no pedal de sustentação. Com a mão esquerda, tocamos uma melodia que pode ou não ser complexa (baixo) ou acordes dentro de um certo ritmo. Com a mão direita, fazemos a melodia principal da música. (Existem casos onde essa dinâmica é trocada, também). Os pianos podem ser acústicos ou digitais. Veja:

Piano Acústico de Cauda

Piano Acústico - Modelo Armário

Piano Digital



TECLADO é um instrumento eletrônico que contém o som de vários instrumentos, como violão, guitarra, violino, saxofone, etc. Quando tocamos Teclado, não precisamos fazer uma mão esquerda muito elaborada, pois tocaremos somente acordes prontos. Geralmente os Teclados vêm com vários tipos de acompanhamentos e ritmos, além de músicas pré-programadas. Veja:




Para exemplificar melhor, vejamos os vídeos:

- Nesse primeiro vídeo, o rapaz (o Vinheteiro, ele é ótimo!), toca Piano fazendo o ritmo com a mão esquerda usando acordes. A mão esquerda não é extremamente elaborada, é só um acompanhamento. Com a mão direita, ele faz a melodia e, em alguns momentos, faz acordes também, mas para fazer os vários backing vocals da música original:


Já neste outro exemplo, ele toca seguindo o mesmo padrão: Melodia na mão direita e acompanhamento na esquerda. Show de bola! Nossa música brasileira é realmente espetacular!



- Nesse próximo vídeo, o trabalho da mão esquerda é mais intenso. Perceba que há uma melodia nas notas graves, não um simples acompanhamento:


- Quer complicação? Veja a fantástica La Campanella, uma das músicas de maior dificuldade de execução na história do piano erudito:


Agora vamos ver algumas músicas executadas no Teclado:

- Veja como várias vozes são reproduzidas, além da bateria e de efeitos especiais diversos (muuuito legal!):


- Veja mais um exemplo cheio de efeitos especiais:


Teclados são instrumentos de apoio muito importantes dentro de bandas também. Diversos artistas usam os sons diversos e os efeitos dos teclados para incrementar os arranjos.

- Veja 3 exemplos de músicas onde o Teclado e seus efeitos são muito usados:





 - Uma das primeiras músicas a usar o Teclado eletrônico foi All my Love, do Led Zeppelin. Esse solo é inesquecível:


Como podemos ver, os Pianos e Teclados são usados em muitos gêneros musicais, tanto no erudito quanto no popular. Cada um tem o seu encanto, mas ambos são maravilhosos e fascinantes (pelo menos pra mim). São instrumentos deliciosos para o estudo e é óbvio que tocar Piano é mil vezes mais difícil do que tocar Teclado, né? 
Mas e o Órgão? 
Bem, existem vários tipos de órgãos e eles são bem bacanas também. Só que isso é assunto para outro post! rs

Nenhum comentário: