quinta-feira, 7 de abril de 2016

Como esquecer seu (sua) EX - Respondendo a perguntas #1

Nos últimos dias, recebi algumas perguntas a respeito do processo de Como esquecer o (a) EX. Selecionei três delas e tentei respondê-las de maneira objetiva e sucinta, preservando a identidade das pessoas, evidentemente. Veja:

1) Por que preciso estar ciente dos defeitos do meu EX logo no início do relacionamento?

É muito comum ouvirmos a seguinte frase: “No começo ele era um príncipe, depois virou um sapo!”. Isso frequentemente acontece nos relacionamentos. Com o tempo vamos enxergando os defeitos do outro, pois à luz da convivência tudo se mostra. É impossível fingir por muito tempo. Uma hora ou outra as máscaras caem, e aquela peculiaridade que parecia tão bonitinha no começo do relacionamento se torna insuportável depois de um ano ou dois. Por isso, ter consciência de tudo o que o incomoda no ex logo no início do relacionamento é tão importante. Agindo desse modo, você terá uma melhor visão das coisas e estará dando a seu cérebro todos os elementos para o processo de recuperação e cura, caso um dia se separe.

2) Como lidar com possíveis recaídas? 
 
Geralmente, tendemos a ter recaídas em momentos de tédio, solidão ou stress. Sempre que começar a ruminar pensamentos emotivos de saudade, coloque-se em atividade, distraia-se com algo que lhe traga prazer. No fim de um relacionamento, é normal nos sentirmos inseguros e temerosos em relação ao futuro. Claro que você poderá fraquejar e acabar tendo uma recaída. Isso acontece. Porém, evite o máximo que puder se expor ao ex, pois é claro que você será magoado. Tente se preservar o máximo possível, pois nem sempre voltar com o ex-parceiro é uma boa ideia. Pode parecer uma ideia atraente no momento de desespero, mas depois você perceberá que estava apenas se sentindo solitário. Aprenda a administrar sua solidão!

3) Devo arranjar um novo amor?

Popularmente se diz que a melhor coisa para esquecer um rompimento é arranjar um novo amor. É um bom conselho? Sim e não. É uma boa se você arranjar alguém que realmente valha a pena, alguém que vá gostar de você de verdade e que não está ao seu lado somente para se aproveitar do seu momento de carência. Não é uma boa pedida ficar com qualquer pessoa que cruze o seu caminho apenas para preencher um lugar que ficou vago, apenas para passar o tempo. Mesmo que você não fique com ninguém novo, saiba que o fato de se convencer de que existe alguém melhor e mais adequado do que o ex para fazer par com você é um santo remédio. Você nem precisa arranjar alguém, de fato. Precisa acreditar que existe um ser muito melhor esperando pra te conhecer e pra fazer parte da sua história.




**Recentemente terminei de escrever o livro Como esquecer quem não te merece, um guia prático para quem quer e precisa superar uma separação de maneira rápida e objetiva. Nessa obra, diversas ferramentas foram disponibilizadas para que possamos superar mais facilmente um rompimento amoroso. Com a ajuda da Terapia Cognitivo-Comportamental e da Programação Neurolinguística, o sofrimento que decorre de uma separação mal elaborada pode ser abreviado, ajudando assim a pessoa a retomar as rédeas da própria vida de maneira mais tranquila e natural.**
(Texto: LIGIA GUELFI)




- Assista a alguns vídeos sobre o tema em nosso canal do YouTube:  https://www.youtube.com/playlist?list=PLIAoLtb8NRbtmte6htbybFnLMa12e4hzh

- Envie sua pergunta comentando aqui no blog, na nossa Fanpage no Facebook ou no nosso canal no YouTube! :)

Nenhum comentário: