terça-feira, 24 de setembro de 2013

É legítimo lutar por amor?

Hoje assisti a um vídeo muito bom do meu amado Dr. Gikovate. Sim, sou fã de carteirinha dele, confesso sem o menor constrangimento! Gosto muito da abordagem racional e pragmática desse conceituado psiquiatra e reconheço que aprendo muito lendo seus livros e acompanhando seus vídeos no youtube.




Muito bem, quero fazer algumas considerações a respeito do assunto abordado: 
Desde que nascemos, somos bombardeados com inúmeras crenças bastante peculiares a respeito do Amor. Vivemos em um mundo altamente violento, desigual e injusto, fato claro e patente. Em decorrência disso, as pessoas acabam colocando o Amor em um patamar sublime, diferenciado, acima do bem e do mal a fim de compensar tantas coisas ruins e desagradáveis. É como se o Amor e a realização amorosa pudessem redimir e compensar esse monte de desgraças e injustiças a que estamos expostos. Por isso, homens e mulheres levam essas crenças distorcidas ao pé da letra e acabam se magoando excessivamente quando seus desejos não são atendidos ou quando suas expectativas são frustradas. Uma dessas crenças perigosas que trazemos conosco desde a infância é aquela que diz que Por Amor tudo vale a pena. Com esse conceito entranhado em suas mentes, as pessoas fazem as maiores loucuras do mundo para conquistar e manter a pessoa amada. Com certeza você mesmo já fez alguma loucura por amor, não é? Todo mundo já fez uma grande besteira na vida (ou mais do que uma!) motivado por crenças românticas e sonhadoras. 
No vídeo, o Dr. Gikovate fala sobre a legitimidade de fazermos tudo por amor, de tentarmos continuamente conquistar ou manter alguém ao nosso lado. Pode ser que a pessoa não nos queira mais, pode ser que tenhamos sido rejeitados, abandonados ou enganados. Quem nunca levou um belo chute na vida? Acho que todos nós, né? Porém, insistir para convencer o outro a mudar de ideia, fazer joguinhos, fazer chantagem emocional, chorar, pedir, implorar, correr atrás é tudo perda de tempo. Raciocinemos: se o outro não me quer mais, ele está no seu direito! Ninguém é obrigado a fazer algo que não quer, nem eu, nem você, nem seu ex e nem a sua avó! Cada um tem o direito de fazer aquilo que lhe apetece!




Pense comigo: num mundo onde existem bilhões de pessoas, será mesmo que somente Fulano ou Siclana podem dar certo com você? Você não acha que esse é um pensamento restritivo demais? Existem milhares de pessoas que são compatíveis com você, que podem desenvolver um relacionamento sadio na sua companhia. Portanto, esqueça o conceito sonhador de que existe uma "alma gêmea" que vai te fazer imensamente feliz por toda a eternidade porque isso, simplesmente, não existe! A verdade é que, durante sua jornada terrena, você vai encontrar diversas pessoas que serão compatíveis com você e que despertarão o seu interesse. Viva o que tem que viver com essa pessoa, aproveite cada momento e depois aceite seguir sua vida sem choro nem ranger de dentes, sem faniquitos, sem mimimi. Aprenda com as lições valiosas que somente um relacionamento íntimo pode trazer, agradeça e siga em frente!
Tenho a impressão de que a insistência em reconquistar ou manter um parceiro ao nosso lado à força tem mais a ver com nossa vaidade e egoísmo do que com amor, carinho e afinidade. O negócio vira um desafio, uma questão de honra e, muitas vezes, não tem nada a ver com o outro. Claro que ser rejeitado não é nada agradável, mas isso acontece todos os dias com milhares e milhares de pessoas mundo afora. Você não vai ser nem o primeiro nem o último ser humano a levar uma bota. Então, pra quê dramatizar? Tenha em mente de que quem perdeu com a separação foi o outro, não você! Ame-se, respeite-se e siga sua vida sem fazer uma novela mexicana, sem ser pegajoso, grudento, emo, dramático e chorão. Tenha compostura! VOCÊ é a pessoa mais importante da sua vida!

Para terminar, vamos lembrar da sábia frase do incrível Raul Seixas:

Porque quando eu jurei meu amor eu traí a mim mesmo, hoje eu sei
Que ninguém nesse mundo é feliz tendo amado uma vez....


As coisas mudam, as pessoas mudam, os sentimentos mudam. O tempo todo. Tudo é dinâmico, tudo está em constante movimento. As coisas não permanecem iguais para sempre, então é claro que o outro tem o direito de não te amar mais. E você também! Por exemplo, digamos que há um ano atrás você se apaixonou por alguém e lhe disse: "Eu amo você". O tempo passou, as coisas mudaram. Pode ser que hoje você não ame mais a pessoa. E aí? Isso faz de você um mentiroso, um impostor, um canalha? Claro que não! Sendo assim, respeite o livre-arbítrio alheio. Você é a mesma pessoa que era há um ano? Não, né? Eu também não sou! Cada um está vivendo sua própria vida, mudando, crescendo, aprendendo. Ninguém morre por amor e, por pior que tenha sido a sua decepção, uma hora passa. Acredite em mim, passa mesmo! Um belo dia você vai acordar e perceber que fez uma tempestade num copo d'água, pois nada é eterno e as pessoas se encontram e se separam o tempo todo, em todos os lugares do mundo. Por isso, concentre-se em VOCÊ, sempre! VOCÊ é a sua prioridade. Reveja as crenças românticas e sonhadoras que você possui a respeito de amor e relacionamentos, coloque os pés no chão e viva os amores possíveis que a vida lhe trouxer. Afinal, o único amor que não muda e não lhe decepciona é o amor-próprio. Ame-se totalmente, integralmente, incondicionalmente. Sempre!

Nenhum comentário: