segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O Lobo Mau - Um famoso Psicopata

Lendo o meu divertido livrinho O Lobo Mau no Divã (veja aqui), o capítulo que descreve a Psicopatia dá como exemplo o famosíssimo Lobo Mau, velho conhecido de todos nós. O dissimulado Lobo matou dois dos três porquinhos e depois conseguiu enganar a ingênua Chapeuzinho Vermelho, mostrando-se bondoso e acolhedor, usando uma fantasia de vovozinha (a verdadeira avó de Chapeuzinho também foi assassinada pelo sádico). Contos infantis?? Sim, claro. Porém, há inúmeros psicopatas soltos pelo mundo afora, mentindo, enganando, roubando, e, claro, matando vítimas indefesas e crédulas. Veja a descrição que o livro dá a respeito do grande vilão sem caráter:

Psicopatia - Os Fatos
A palavra "psicopata" geralmente é mal empregada. Algumas vezes, é usada para descrever indivíduos dominados pela psicose, enquanto em outras ocasiões é empregada para descrever de modo genérico um assassino. Evidentemente, nem todos os indivíduos com traços psicopáticos chegam a matar, mas todos carecem de empatia e não têm nenhum sentimento de remorso quando seus atos são prejudiciais aos outros.
É importante ressaltar que nem todos os psicopatas representam um risco físico. Entretanto, é comum que aqueles que iniciam um relacionamento com uma pessoas com traços psicopáticos saiam emocionalmente abalados da experiência. A psicopatia é um distúrbio muito difícil de tratar, já que geralmente o paciente não admitirá - nem mesmo para si - que existe um problema.
No caso do Lobo Mau, a psicopatia é nitidamente perigosa e acabou resultando em morte. A maior parte dos assassinos mata apenas uma vez e por muitas razões diferentes, enquanto os assassinos em série - como o Lobo Mau e o Barba Azul - vão adquirir um gosto pelo assassinato, e sua paixão por isso vai aumentar gradativamente. Conhecemos três vítimas do Lobo, mas pode haver muitas mais. Observe-se, também, como os assassinatos progrediram para dois por dia, com a matança dos porquinhos. Também é comum que um psicopata assassino tenha um período de "resfriamento" em meio à profusão de homicídios - como é o caso do Lobo - e, então, parta para uma nova área.

Como não ser vítima de um psicopata
Use esta lista para saber se você conhece algum psicopata como o Lobo Mau. Essa pessoa em questão...
(   ) Não demonstra empatia?
(   ) Tem uma opinião elevada a respeito de si mesmo?
(   ) Mente de maneira contínua e sem remorsos?
(   ) Se comporta de maneira calculista e manipuladora?
(   ) Se comporta impulsivamente e parece incapaz de "pisar no freio" depois de estimulado?
(   ) Tem um estilo de vida parasítico, provavelmente solitário?
(   ) Infringe a lei?
(   ) Recusa-se a assumir a responsabilidade por seus atos?
(   ) É aparentemente amigável e capaz de mostrar-se sedutor?
(   ) Parece incapaz de tolerar aborrecimentos?
(Trecho retirado do livro O Lobo Mau no Divã)

Vale a pena ressaltar que os psicopatas não são pessoas sujas, mal arrumadas, com má aparência. São pessoas normais, e muitas vezes se mostram amigáveis, simpáticas, calorosas e gentis quando o intuito é conquistar a confiança de suas vítimas. Preste atenção, eles são muito amáveis quando querem. Fique com as orelhas em pé com pessoas que não têm amigos, que têm dificuldades sociais, que se dizem maltratadas, excluídas, que gostam de fazer drama e que têm facilidade extrema para a prática da mentira. Palavras doces também são um grande trunfo desses doentes, eles têm uma lábia irresistível. São mestres na arte do engodo. Quando você menos perceber sua vida estará transformada em um inferno e você estará isolado de todos os seus amigos e familiares. Cuidado!
Os Psicopatas mentem de maneira cruel e deslavada, preste redobrada atenção em pessoas mentirosas!



Nenhum comentário: