quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Narcisismo Situacional Adquirido - Subindo no Tijolo

Lendo o divertido livro O Lobo Mau no Divã (veja aqui), me deparei com um capítulo bastante interessante sobre o distúrbio mental que acomete a Rainha de Copas, do País das Maravilhas. Lembram-se dela? Ela era uma monarca cruel, sem noção, que mandava cortar a cabeça de todos aqueles que a desafiavam ou desobedeciam. Cometia injustiças a torto e a direito, sem se importar com as consequências de seus desejos descabidos.

O Narcisismo Situacional Adquirido é um distúrbio bastante comum, e aparece em pessoas que da noite para o dia conseguem obter uma situação de destaque perante os outros: pode ser que o indivíduo subiu de cargo, arrumou um emprego melhor, começou a namorar alguém importante, ficou rico de repente ou ficou famoso e em virtude disso passou a desprezar a companhia de seus amigos, sentindo-se superior a tudo e a todos. Resumindo, é o nosso conhecido caso que gerou a expressão "Subindo no Tijolo".



Veja o que li sobre o assunto:

Narcisismo Situacional Adquirido - Os Fatos
Embora muitos traços sejam semelhante aos do Transtorno de Personalidade Narcisista, cujas raízes estão na infância, o Narcisismo Situacional Adquirido aparece, principalmente, em indivíduos que se tornaram famosos, como um cantor ou uma estrela se cinema, ou que ocupam uma posição de poder, como um político ou o diretor de uma grande empresa. Também pode afetar os milionários.

Prognóstico
Indivíduos com esse transtorno apresentam, em especial, dificuldades para ajustar-se ao envelhecimento e à perda da antiga "superioridade". As relações interpessoais são geralmente prejudicadas devido aos problemas causados pelo senso de merecimento do indivíduo, sua necessidade de admiração e sua indiferença pelos sentimentos dos outros. Isso pode deixar a pessoa sem apoio quando relações significativas se rompem, o que, por sua vez, pode levar à depressão. É pouco provável que pessoas com este transtorno procurem tratamento. Se procurarem, no entanto, alguma melhora pode ser esperada.

Você deve ter sentido algo familiar lendo essa descrição, né? Isso acontece porque todo mundo conhece alguém que já "Subiu no Tijolo". Esse tipo de conduta é muito comum em empresas, e gera comentários e a indignação dos colegas. Quem nunca conheceu alguém que puxou o tapete dos outros, se apossou do cargo alheio e depois "Subiu no Tijolo"? rsrsrs
Temos também os exemplos de artistas que viram celebridades em pouco tempo e começam a ter um comportamento excêntrico e descabido, fazendo exigências e esgotando a paciência dos outros. É a famosa "Síndrome de Estrela".

O livro disponibiliza um questionário para facilitar o "diagnóstico":
Você já encontrou uma Rainha de Copas?
Alguém que você conhece sofre de delírios de grandeza?
A pessoa em questão...

(   ) Ficou muito famosa?
(   ) Adquiriu fortuna ou uma posição de poder?
(   ) Perdeu a habilidade de demonstrar empatia?
(   ) Começou a se comportar de uma forma grandiloquente e a apresentar uma vaidade exagerada?
(   ) Começou a se comportar de uma maneira que poderia ser descrita como destrutiva, escandalosa ou tola?
(   ) Tornou-se excessivamente autocentrada?
(   ) Mostrou necessidade de ouvir o quanto é maravilhosa?
(   ) Desconsiderou as normas sociais?
(   ) Pareceu acreditar em sua onipotência?
(   ) Cercou-se de pessoas que repetem a frase "sim, senhor"?
(   ) Entregou-se a comportamentos de risco?

Claro que um diagnóstico preciso só poderá ser feito por um profissional, mas essas dicas nos ajudam a identificar o comportamento do "metido" e a nos afastarmos de sua presença nefasta!
Ah! Outro detalhe:
Se se tratar de um ardiloso psicopata, ele subirá no tijolo, naturalmente, porém esconderá a ostentação atrás de uma máscara de humildade. Porém, o exibicionismo de bens materiais e o gosto por humilhar os subalternos aparecerão, uma vez ou outra, revelando o verdadeiro caráter do mentiroso.

Nenhum comentário: