segunda-feira, 6 de junho de 2016

Como fazer o FICHAMENTO de um texto

Para deixar suas leituras mais organizadas e acessíveis, que tal fazer o FICHAMENTO dos textos que você lê?



O fichamento nada mais é do que uma forma organizada de registrar as informações obtidas na leitura de um texto ou de um livro. Seu fichamento pode conter:


 
Temos, basicamente, 3 tipos de fichamento. São eles:

1) FICHAMENTO TEXTUAL (de resumo ou de conteúdo): capta a estrutura do texto, citando suas partes principais, argumentos, justificativas, exemplos, etc. É um pequeno resumo do que foi lido. Exemplo:



2) FICHAMENTO TEMÁTICO (de transcrição ou de citação): é a transcrição literal de um trecho estudado, com citação obrigatória da fonte. Exemplo:


3) FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO (de comentário ou crítico): é uma pequena resenha onde uma visão crítica da leitura é registrada. Exemplo:



Quer uma explicação mais detalhada? Assista ao vídeo:


5 comentários:

TUDO NA INTERNET disse...

Olá Lígia, adorei sua dicas. Assisti ao vídeo e li o seu conteúdo, muito bem detalhado. Obrigado por compartilhar seu conhecimento, me ajudará muito.
Também li o livro Segredos Da Mente Milionária, estou aplicando as técnicas e os efeitos já estão surgindo.
Um forte abraço!

Ligia Guelfi disse...

Valeu! :)

Gustavo (Guga)... disse...

Lígia, parabéns. Eu estava perdido nesses três tipos de fichamentos. Agora deu pra entender como se deve fazer. Obrigado!

Lucas Souza disse...

Olá Ligia, adoro suas dicas! No seu modelo, o que eu colocaria em Profissionais Envolvidos?

Ligia Guelfi disse...

Olá,Lucas!
Depende do tema do artigo que você está lendo. Se for algo relativo à Psicologia, por exemplo, podem estar participando da pesquisa psicólogos, professores, assistentes sociais, enfermeiros... Vai depender muito da área da pesquisa.
Bons estudos!