sábado, 2 de janeiro de 2016

Resenha: O Corvo

Um filme que me decepcionou um pouquinho foi O Corvo (EUA, 2012), dirigido por James Mc Teigue e estrelado por John Cusack no papel do renomado escritor de contos de terror e suspense Edgar Allan Poe. Fiquei curiosa para assistir justamente porque a proposta da película é inserir Poe como personagem em uma história ficcional, trazendo como pano de fundo alguns de seus contos mais expressivos. Porém, a trama não ficou muito bem amarrada e o que poderia ser um ótimo filme acabou sendo uma obra mediana, sem um grande desenvolvimento e um desfecho fraco.




Veja a sinopse:

O escritor Edgar Alan Poe (John Cusack) está na caça de um assassino serial que imita os crimes de seus contos e ainda sequestrou sua noiva Emily (Alice Eve). Para ajudá-lo na investigação, o detetive Emmet (Luke Evans) assume o caso e pretende dar um fim aos terríveis assassinatos, que são seguidos de charadas criadas pelo criminoso que desafia a inteligência do autor num jogo de gato e rato.




De qualquer modo, o filme é legalzinho para ser assistido sem compromisso. Claro que se trata de uma obra de ficção, afinal, Edgar Allan Poe morreu em circunstâncias misteriosas e ninguém sabe exatamente o motivo de sua morte. É um bom filme para despertar a curiosidade do público a respeito dos contos do autor, estimulando assim sua leitura e estudo. 




Vale a pena lembrar que "O Corvo" não é um conto, mas sim um poema bastante famoso, conhecido mundialmente. Veja aqui uma tradução feita pelo nosso célebre Machado de Assis. 


Nenhum comentário: