quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Resenha: Socorro! Me apaixonei por um narcisista!

Há alguns dias terminei de ler um livro muito bom que fala sobre uma das grandes chagas da humanidade atualmente: o Narcisismo. Numa era em que o culto à imagem toma conta da população como uma epidemia, aprender a identificar e a lidar com os narcisistas é uma tábua de salvação. Mas o que é um narcisista?
O Narcisista, superficialmente falando, é aquele indivíduo que só pensa em si próprio. Ele crê veementemente que é superior a todas as outras pessoas. Suas opiniões estão sempre corretas, suas ações são sempre justificáveis (não importa o que ele fez) e ninguém no mundo tem capacidade mental para entender sua moral "diferenciada". São pessoas que sugam aqueles que tentam se aproximar, manipulando e decepcionando sem a menor pena as expectativas alheias. Eles fazem um mundo de promessas; sabem ser gentis e corteses quando querem. São muito sedutores, têm uma lábia bastante desenvolvida, sabem ser cálidos e envolventes. Porém, quando percebem que suas "vítimas" estão apaixonadas/envolvidas, se transformam num poço de grosseria e indiferença.
Freud estudou bastante sobre essas criaturas, há bastante material disponível sobre o tema. Neste livro "Socorro! Me apaixonei por um narcisista!", os autores explicam as diversas facetas deste distúrbio. Sim, o Narcisismo Tóxico é considerado um distúrbio psíquico e NÃO tem cura. A única coisa que podemos fazer para nos proteger é nos afastar, sem dó nem piedade, caso contrário nos tornaremos co-dependentes do comportamento doentio do outro.




O livro disponibiliza um pequeno questionário para ajudar o leitor a identificar se seu parceiro (a) tem características narcisistas. Veja:
1) É você quem mais cultiva e alimenta o relacionamento?
2) Você se sente emocionalmente exaurido pelo esforço que tem que fazer para manter seu parceiro feliz?
3) Você sente com frequência que ninguém pensa em como fazê-lo feliz?
4) O relacionamento está fundamentalmente organizado em torno dos interesses e atividades do seu parceiro (ou da ausência deles)?
5) Você, frequentemente, se sente controlado pela disposição de ânimo e pelas ideias de seu parceiro?
6) Outras pessoas também acham que seu parceiro é uma pessoa difícil?
7) Com que frequência você precisa encobrir a instabilidade emocional ou o comportamento inadequado de seu parceiro?
8) Você percebe o egoísmo de seu parceiro na hora de lidar com os outros?
9) Seu parceiro toma decisões unilaterais que afetam sua segurança e seu bem-estar?
10) Às vezes, sua noção de segurança pessoal é ameaçada por algo que seu parceiro faz (como dirigir de forma imprudente, ter atitudes agressivas ou um comportamento que causa dependência)?
11) Você se sente frustrado com a relutância, ou mesmo com a recusa, de seu parceiro em aceitar sua boa vontade e suas boas intenções?
12) Você, com frequência, tenta "voltar" ao ponto em que estava no início do relacionamento, quando seu parceiro parecia contemplá-lo com olhos amorosos e idealizá-lo?

Este livro é realmente muito interessante. Tão interessante que estou pesquisando bastante sobre o tema. É natural as pessoas serem egoístas, pensarem sempre nelas mesmas, na verdade é uma característica de nossa sociedade atual. Mas vemos por aí sujeitos que passam dos limites. É assustador ver o quanto esses seres se acham superiores a tudo e a todos, o quanto eles se acham especiais, o quanto eles se acham acima do bem e do mal. E é igualmente chocante ver a falta de empatia que eles têm pelos sentimentos dos outros, pelos valores dos outros, pela vida dos outros. Com esta leitura pude entender o motivo de muitas coisas que para mim permaneciam inexplicadas. Infelizmente, não dá pra acreditar que todas as pessoas são legais e boazinhas, e livros como este nos ajudam a separar o joio do trigo, prestando mais atenção aos sinais que os outros nos dão. Vale a leitura!

Nenhum comentário: