sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A hora certa de desistir

Será que vale a pena lutar por algo que visivelmente não vai dar certo?

Bem, vamos analisar primeiro o que é perseverar e o que é desistir.
Perseverar é acreditar muito que uma coisa vai dar certo. É insistir, lutar, fazer de tudo para que uma situação melhore ou para que um projeto dê certo. As pessoas guerreiras, determinadas, insistem muito para ver seus objetivos acontecendo. Mesmo com milhões de empecilhos, o perseverante continua sua batalha até o fim.
Desistir é largar mão de uma coisa, sem culpa nem arrependimentos. É quando a gente olha uma situação e pensa: "É, não tem mais jeito mesmo..." Desistir é jogar a toalha na lona, é recuar e focar nossa energia em algo mais promissor.

Temos uma cultura onde as pessoas sofridas, guerreiras e batalhadoras são muito valorizadas. As coisas estão mudando um pouco, mas geralmente quem sofre e se sacrifica é visto como um herói. Todos aplaudem aquela pessoa que se mata de trabalhar, que apanha do marido durante 30 anos mas não desmancha o casamento, que passa necessidades mas não pensa em mudar de emprego ou de ramo. E o mártir, o "guerreiro" da situação, comumente se sente orgulhoso por apanhar tanto da vida. Mostra suas feridas e cicatrizes com orgulho, com carinho. Será que isso é certo?

Lutar por um objetivo plausível, ser determinado e decidido são características fenomenais em qualquer pessoa. Tudo o que fizermos na vida terá suas dificuldades peculiares, e um pouco de perseverança e esperança é altamente saudável. Uma pessoa que desiste facilmente é fraca, inconstante, e vai passar toda uma existência pulando de galho em galho sem construir nada de produtivo. Porém, ser cabeça dura e não saber desistir de projetos falidos é sinal de burrice, teimosia e ignorância. Tudo tem um limite. Se você já se esforçou, já deu o melhor de si, já se empenhou em uma causa ou projeto e não teve o resultado esperado, simplesmente desista! Gastar tempo e energia em algo que não é pra você é um enorme engano. Seja realista, enxergue as coisas como elas são, pare de querer ser um super herói. Na vida, existem coisas que dão certo, e existem coisas que não dão. Ponto. Você não será um fracassado se desistir de algo que está lhe consumindo. Lembre-se: VOCÊ vem em primeiro lugar, não se importe com o que os outros vão dizer. Cada um sabe onde lhe aperta o sapato, não é mesmo? Pense no seu bem estar, não na opinião do povo!



Quando falamos em esperança, perseverança e conquistas, pensamos também em relacionamentos pessoais. Existem indivíduos que insistem obsessivamente em manter uma relação que já acabou faz tempo. Ou então querem conquistar alguém totalmente diferente de si. Minha gente, não adianta, ninguém muda ninguém! Claro que no começo do relacionamento o outro pode fingir ter qualidades que você aprecia somente com o intuito de ser aceito, mas não existe mentira que dure pra sempre. Cada um é o que é e não muda, de jeito nenhum. Manter um relacionamento falido só por medo da solidão é uma tremenda bobagem, o mundo está cheio de gente legal e do bem. Pare de gastar energia com pessoas que não valem a pena!


As gerações anteriores tinham esse negócio de fazer as coisas durarem para sempre. Os eletrodomésticos eram eternos, e era uma honra se aposentar no primeiro emprego, trabalhar 40 anos na mesma empresa! Manter um casamento por mais de 30 anos então, oh! que maravilha! (mesmo com adultério, violência, falta de respeito e de amor). Hoje em dia o mundo mudou, nossa geração entende que as aparências não importam tanto assim, e se você tiver 3 geladeiras durante a vida não estará cometendo nenhuma heresia. As coisas podem dar certo ou não, e você não deve ficar se culpando por causa disso. As coisas não são eternas, o mundo anda pra frente!

Quando algo está muito enrolado, desista. Principalmente se o assunto for relacionamentos pessoais. Tenha a consciência de que você não vai mudar ninguém, e pare de querer ser Deus. A gente faz o que dá pra fazer, e, se não deu certo, paciência! Só não se condene a viver ao lado de uma pessoa que não está nem aí pra você, que não se esforça nem um pouquinho pra te agradar, que vive exigindo, pedindo, cobrando, enfim, podando o seu jeito de ser. Não se machuque para manter um relacionamento. Respeite-se! Tenha amor por si mesmo!



Lembre-se:
* Ninguém muda ninguém. Conforme-se e pare de se iludir achando que você tem o poder de mudar o outro;
* Tem coisas que não são para nós. Quando a situação é muito enrolada, caia fora;
* As coisas podem dar certo, ou não. Desistir não é sinal de fracasso, mas sim de inteligência e amor próprio;
* Não fique com alguém insuportável só para não ficar sozinho. Você merece mais, não se contente com menos!




Nenhum comentário: