O psicólogo Daniel Goleman, em seu famoso best-seller INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, faz uma lista das habilidades que crianças submetidas aos programas de Alfabetização Emocional obtiveram:
- Melhora no reconhecimento e designação das próprias emoções;
- Maior capacidade de entender as causas dos sentimentos;
- Diferenciar sentimentos e atos.
CONTROLE DE EMOÇÕES
- Melhor tolerância à frustração e controle da raiva;
- Menos ofensas verbais, brigas e perturbação na sala de aula;
- Maior capacidade de expressar adequadamente a raiva, sem brigar;
- Menos suspensões e expulsões;
- Menos comportamento agressivo e autodestrutivo;
- Mais sentimentos positivos sobre si mesmo, a escola e a família;
- Melhor no lidar com a tensão;
- Menos solidão e ansiedade social.
CANALIZAR PRODUTIVAMENTE AS EMOÇÕES
- Melhor comunicabilidade;
- Maior capacidade de se concentrar na tarefa imediata e prestar atenção;
- Menor impulsividade; mais autocontrole;
- Melhores notas nas provas.
EMPATIA: LER EMOÇÕES
- Maior capacidade de adotar a perspectiva do outro;
- Melhor empatia e sensibilidade em relação aos sentimentos dos outros;
- Melhor no ouvir os outros.
LIDAR COM RELACIONAMENTOS
- Maior capacidade de analisar e compreender relacionamentos;
- Melhor na solução de conflitos e negociação de desacordos;
- Melhor na solução de problemas de relacionamentos;
- Mais assertivo e hábil no comunicar-se;
- Mais benquisto; amistoso e envolvido com os colegas;
- Mais procurado pelos colegas;
- Mais preocupado e atencioso;
- Mais "pró-social" e harmonioso em grupos;
- Maior partilhamento, cooperação e prestatividade;
- Mais democrático no lidar com os outros.
(Daniel Goleman - Inteligência Emocional)
Diante de todas essas vantagens, por que não alfabetizar emocionalmente nossas crianças desde cedo? Certamente, isso geraria adultos mais fortes, capazes e equilibrados.
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