sexta-feira, 17 de junho de 2016

Como ler ARTIGOS CIENTÍFICOS

Muitas pessoas se embananam na hora de ler um Artigo Científico. Esse gênero, por sua natureza, contém um número muito grande de informações a serem lidas, entendidas e internalizadas. Por isso, o leitor pode se confundir se não tiver uma boa estratégia de leitura.




De acordo com Keshav (2007), podemos dividir o processo de leitura em 3 etapas:

1) Ter uma ideia geral sobre o artigo
Trata-se de uma leitura rápida, onde prestamos atenção na estruturação do artigo (título, subtítulo, objetivos, etc), de maneira superficial.

2) Compreender o conteúdo do artigo, mas não seus detalhes
Nesta fase, vamos ler o artigo todo e grifar o que for importante ou relevante. Podemos também fazer anotações. Devemos observar atentamente os gráficos e figuras, pois eles são elementos essenciais para o bom entendimento do texto.

3) Compreender o artigo em profundidade
Depois das duas fases anteriores, devemos ler o artigo novamente, fazendo anotações, fichamentos ou esquemas. Podemos também fazer um resumo. É nessa fase que o entendimento do texto é solidificado.

Quer uma explicação mais detalhada? 
Assista ao vídeo:


segunda-feira, 6 de junho de 2016

Como fazer o FICHAMENTO de um texto

Para deixar suas leituras mais organizadas e acessíveis, que tal fazer o FICHAMENTO dos textos que você lê?



O fichamento nada mais é do que uma forma organizada de registrar as informações obtidas na leitura de um texto ou de um livro. Seu fichamento pode conter:


 
Temos, basicamente, 3 tipos de fichamento. São eles:

1) FICHAMENTO TEXTUAL (de resumo ou de conteúdo): capta a estrutura do texto, citando suas partes principais, argumentos, justificativas, exemplos, etc. É um pequeno resumo do que foi lido. Exemplo:



2) FICHAMENTO TEMÁTICO (de transcrição ou de citação): é a transcrição literal de um trecho estudado, com citação obrigatória da fonte. Exemplo:


3) FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO (de comentário ou crítico): é uma pequena resenha onde uma visão crítica da leitura é registrada. Exemplo:



Quer uma explicação mais detalhada? Assista ao vídeo: