quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Resenha: NÃO NASCEMOS PRONTOS! - Mário Sérgio Cortella





O livro Não nascemos prontos!, do escritor, professor e filósofo Mário Sérgio Cortella traz uma coletânea de reflexões, também chamadas de pensatas, sobre nosso cotidiano e os tempos atuais. Falando sobre educação, tecnologia, relacionamentos e, principalmente, sobre nossas crenças e costumes, o autor nos convida a pensar de maneira mais ampla, a enxergar além do óbvio. 

Dentre as pensatas desse livro, as que mais gostei foram:

- Não nascemos prontos! (leia AQUI): o texto fala sobre a constante construção e reconstrução do homem ao longo da vida. Mostra como a insatisfação nos incentiva a mudar, a continuar buscando sempre a melhor versão de nós mesmos;

- O naufrágio de muitos internautas: é uma reflexão a respeito do volume incrível de informação a que estamos expostos todos os dias. Discute se estamos aptos a escolher o que aprender, o que ler, o que acessar;

- Destino, um confortável desejo (leia AQUI): questiona a noção de destino, de que tudo está escrito de maneira imutável e irrevogável. Comenta também sobre a nossa responsabilidade sobre nossas próprias escolhas. 

Um convite à Filosofia é sempre muito bem vindo, pois é refletindo que podemos nos tornar pessoas mais conscientes, mais compreensivas e mais empáticas. 


Veja a resenha em vídeo:


Nenhum comentário: