sábado, 25 de junho de 2011

Motivo

Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.
Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.
Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
- não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
- mais nada.
(Cecília Meireles)




sexta-feira, 17 de junho de 2011

Resenha: Bonequinha de Luxo

Hoje assisti pela enésima vez um dos maiores clássicos do cinema: Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany's, EUA, 1961), com a diva Audrey Hepburn. Esse filme é realmente uma gracinha!


Veja a sinopse da película:

"Holly Golightly é uma jovem que passou a infância numa fazenda, casou aos 14 anos, e  fugiu para Hollywood com o intuito de se tornar uma atriz. Quando se muda para Nova Iorque, em busca de casamento com um milionário, passa a ser bancada por um mafioso que está na cadeia, tornando-se uma garota de programa. Holly acaba se envolvendo com um jovem escritor que se tornou seu vizinho, e que por sua vez é bancado pela amante rica."



Muito já foi dito sobre Bonequinha de Luxo, tudo o que eu disser vai soar como um repeteco, mas sei que muitas pessoas ainda não assistiram essa obra de arte. É um filme muito importante na história do cinema, e Audrey Hepburn é e sempre será referência de elegância, discrição e finesse entre as atrizes das décadas de 1950 e 1960. Ela era mesmo uma bonequinha, sou suspeita pra falar porque sou uma ardorosa fã, e quem me dera ter 10% de sua postura chic e refinada, rsrsrs...


O papel de Holly Golightly era pra ser de Marilyn Monroe. AMO a diva das divas, mas sinceramente acho que o papel combina mais com Audrey... O personagem é um ser muito frágil, imaturo, acho que ficou perfeito na interpretação de Hepburn.


Bonequinha de Luxo venceu o Oscar do ano de 1962 nas categorias de melhor trilha sonora  (comédia/drama) e melhor canção original (Moon River). Foi indicado nas categorias de melhor atriz (Audrey Hepburn), melhor roteiro adaptado e melhor direção de arte - colorido. Além disso, Audrey Hepburn recebeu um salário de 750 mil dólares por sua atuação, o que a tornou o segundo maior salário pago até então a uma atriz; o primeiro era o de Elizabeth Taylor, que recebeu um milhão de dólares por Cleopatra. O orçamento de Bonequinha de Luxo foi de 2,5 milhões de dólares.

A canção "Moon river" é a coisa mais linda do mundo. Veja esse trechinho do filme onde Audrey Hepburn canta este grande sucesso (outra versão que AMO é com ele, THE VOICE, o inesquecível Frank Sinatra). Divirta-se:




domingo, 12 de junho de 2011

Resenha: Sempre ao Seu Lado

Ontem à noite assisti um filme maravilhoso na TV, o emocionante Sempre ao Seu Lado (Hachiko: A dog's story - EUA - 2009), e confesso que me debulhei em lágrimas. A história é linda demais! Fiquei com os olhos inchados... Que dó daquele cachorro! :(




Veja a sinopse:

"Parker Wilson (Richard Gere) é um professor universitário que, ao retornar do trabalho, encontra na estação de trem um filhote de cachorro da raça akita, conhecido por sua lealdade. Sem ter como deixá-lo na estação, Parker o leva para casa mesmo sabendo que Cate (Joan Allen), sua esposa, é contra a presença de um cachorro. Aos poucos Parker se afeiçoa ao filhote, que tem o nome Hachi escrito na coleira, em japonês. Cate cede e aceita sua permanência. Hachi cresce e passa a acompanhar Parker até a estação de trem, retornando ao local no horário em que o professor está de volta. Até que um acontecimento inesperado altera sua vida." 




Se você não assistiu ainda,  assista hoje mesmo e emocione-se com o poder da amizade, do carinho, do respeito, da lealdade e da ternura que pode existir entre um bichinho e seu dono. Eu nunca tive cães, sou uma gateira profissional, mas me identifiquei muito com a relação de Hachi com seu dono. Espetacular!




Detalhe: O filme foi baseado numa história REAL, o que deixa tudo ainda mais comovente e emocionante.